quinta-feira, 3 de julho de 2008

O que há com a autoria do Livro de Mórmon?

Em 1 Nefi 21:12, podemos ler um texto similar ao de Isaías 59:12(a mesma numeração, vejam só):
"E então, ó casa de Israel, eis que estes virão de longe; e eis que estes, do norte e do ocidente; e estes, da terra de Sinim." (1 Nefi 21:12)
"Eis que estes virão de longe, e eis que aqueles do norte, e do ocidente, e aqueloutros da terra Sinim." (Isaías 49:12)

Porém, não existia na época qualquer localidade chamada "Sinin". O mistério ficou no ar até a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto. Neles, há um Manuscrito de Isaías, que menciona "Siene" e não Sinin. Siene é a cidade chamada hoje Assuam.[1] Sinin é provavelmente um erro de copismo da versão massorética. Só que os MMM são de antes de Cristo, e Sinin só aparece no texto depois d'Ele, então o erro não deveria existir num texto de cerca de 600 a.C, que é a datação dada aos Livros de Néfi. Para o erro aparecer, tem que ser posterior à versão massorética, e o primeiro a aparecer com o texto foi Joseph Smith, que, vejam só, é posterior ao erro. Isso nos leva a crer que ele é o verdadeiro autor dos Livros de Néfi, e não um judeu de 600 a.C.

[1] "Em Isaías 49.12 o novo Manuscrito de Isaías diz 'Siene' e não 'Sinin'. Ora, Siene era uma importante cidade fronteiriça do Egito, às margens do Nilo, junto à Etiópia. É hoje a moderna Assuam, com sua extraordinária represa." (CABRAL, J., Introdução Bíblica. 7ª edição. Rio de Janeiro, Universal, 1997.)